quinta-feira, 30 de abril de 2015

Fonte de água quente forma cores do arco-íris em parque natural dos EUA

Um atrativo natural que parece uma obra de arte. Assim é a Grande Fonte Prismática (Grand Prismatic Spring), nos Estados Unidos, fonte de água termal que encanta turistas e pesquisadores por ter as cores do arco-íris.


Maior fonte de água quente do parque de Yellowstone e a terceira maior do mundo, a atração mede cerca de 112 metros de diâmetro e tem mais de 37 metros de profundidade.
A cor intensa e variável é explicada pela presença de algumas bactérias, que variam de acordo com a temperatura de cada parte da fonte. Em seu centro, ela chega a 87°C, o que faz com que pouquíssimos micro-organismos sobrevivam nessa parte, e confere à água uma cor extremamente clara e azul.
A medida que chega à borda, porém, a água vai esfriando, e formam-se círculos concêntricos de temperaturas variadas. Em cada anel há diferentes tipos de bactéria, e são eles que conferem o efeito colorido, que parece o espectro da luz branca em um prisma.
A Grande Fonte Prismática foi batizada assim na época em que foi descoberta, em 1871. Sobre ela, o líder da expedição, Ferdinand Hayden, escreveu: “Nada já concebido pela arte humana pode se igualar à cor vívida peculiar e à delicadeza dessa fonte prismática. A vida se torna um privilégio e uma benção depois que você vê e sente essa incomparável habilidade da natureza.”

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário