quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Salina de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, na Bolívia

O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni.
No início de novembro, quando começa o verão, os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o salar coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. O salar é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros e profundidade total estimada em 120 metros, composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. O salar é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.
A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões no entorno do Salar de Uyuni . A concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário