domingo, 21 de dezembro de 2014

Diferença entre Legumes e Verduras

 Verduras, quando as partes comestíveis são as folhas, flores, botões ou hastes.

 Legumes as partes comestíveis são os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra

As partes das plantas classificadas como verduras são as folhas (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras) e as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor). Já os legumes são os frutos (abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros), os caules (aipo, aspargo e palmito), os tubérculos (batata) e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras).
As verduras e os legumes também podem ser diferenciados pelo teor de carboidratos que possuem. As verduras apresentam baixo teor de carboidratos (em torno de 5%) e baixo valor calórico. Alguns legumes como abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, palmito, pepino, pimentão, rabanete e tomate têm baixo teor de carboidratos.
Abóbora, beterraba, cenoura, nabo, quiabo e vagem têm cerca de 10% de carboidratos e médio teor de calorias.
Já as raízes e tubérculos, como batata, batata doce, cará, inhame, mandioca e mandioquinha são as mais calóricas, pois possuem em média 20% de carboidratos.
Além de carboidratos, as verduras e os legumes são ricos em fibras, vitaminas (A, complexo B), minerais (ferro, cálcio, potássio e magnésio) e têm pequenas quantidades de proteínas e gorduras.
Por serem alimentos altamente nutritivos, devem ser incluídos nas principais refeições diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário